Growth Marketing Mais resultados, com menor investimento
Você consegue fazer marketing com métodos ágeis, flexíveis e competitivos? Se você pensou que não, deixe-nos dizer que a resposta é sim, e se chama Growth Marketing. É uma abordagem com práticas adaptadas à velocidade e aos modelos de negócio da nova economia digital.
Junte-se a nós nesta jornada na qual você aprenderá com um lado do marketing onde a velocidade e a prova estão acima da perfeição.
O que é Growth Marketing?
É um conjunto de técnicas de marketing que utiliza criatividade, pensamento analítico, métricas de sites e mídias sociais com o objetivo de vender por meio do aumento da exposição.
Analise cada variável de marketing de acordo com o impacto que irá gerar no crescimento da empresa. Aqui nenhuma decisão é tomada de forma deliberada, mas sim um método científico baseado em pilares fundamentais como objetivos, experimentação, colaboração e velocidade.
Não existe uma fórmula secreta para realizá-lo nas empresas, mas sim o resultado de pequenas ações do dia a dia sempre voltadas para o crescimento. Ele se concentra na criação de uma base de usuários poderosa que permite o desenvolvimento acelerado de negócios, processos, sistemas e estratégias.
Do que é feito o Growth Marketing?
O Growth Marketing surgiu como consequência de outras ideias que vêm se complementando, embora enfatize vários pilares específicos que compõem uma metodologia, deve ficar claro que essa técnica conhece e entende muito bem o cliente, suas necessidades e expectativas.
É baseado em uma metodologia ágil onde deve ser aplicada a experimentação, retenção e escalabilidade. Nós os explicamos abaixo:
Experimentação
O ponto de partida neste caso é o método científico. Ao iniciar uma estratégia de marca, nenhum objetivo deve ser tomado ao acaso, mas é necessário aplicar hipóteses e testes, desenvolver criatividade e inovação para analisar se ela se adequa à marca. Esteja sempre testando novos modelos que melhorem o negócio.
Retenção
É fazer com que os clientes usem os produtos de uma marca de tal forma que se tornem habituais neles dentro do funil de vendas. Funciona em três modos:
- Novos usuários são aqueles que estão conhecendo o produto.
- Usuários comprometidos, que usam o produto constantemente. Sobre esses usuários, além de mantê-los ativos, é possível incentivá-los a se tornarem “power users” elevando sua taxa de utilização a um nível muito alto.
- Usuários ressuscitados são aqueles que usaram o produto, o desativaram e o compraram novamente.
A retenção analisa e mede quantos usuários retornam e quantos saem. A forma como esses dados são estudados afetará a forma como os clientes são abordados.
Escalabilidade
Para alcançar resultados de crescimento é necessário aplicar tecnologia. A escalabilidade é um elemento primordial para maximizar o valor da empresa em direção ao sucesso. Aqui você busca multiplicar sua renda com custos mínimos.
Como aplico o Growth Marketing no meu negócio?
As técnicas que acabamos de lhe dar servirão para desenhar o caminho para o sucesso da sua empresa. Não se esqueça que é muito importante quem é sua Buyer Persona ou cliente ideal para entregar conteúdo valioso que os atraia para sua marca.
Veja o que sua concorrência faz, como ela é direcionada, quais canais ela usa, não para que você copie exatamente o que ela faz, mas para avaliar e determinar o que você pode oferecer de diferente.
Se achar complicado, pode subcontratar profissionais que realizam tarefas como:
- • Criação de conteúdo.
- • Marketing de mídia social.
- • Análise de dados.
- • Motor de Otimização de Busca.
Isso permitirá delinear a estratégia global da marca.
Como as grandes marcas fazem Growth Marketing?
Empresas consolidadas no mercado também utilizam esse tipo de metodologia para ver seu negócio crescer, mas gastam grande parte de seu orçamento para atrair especialistas de marketing em tempo integral em áreas como:
- • Marca
- • BI (Inteligência de Negócios)
- • Conteúdo.
- • Aquisições.
- • Redes sociais.
- • ISTO.
- • Suporte ao cliente.
- • CIO.
O marketing de crescimento traz bons resultados; por isso, é importante que você tenha uma equipe especializada em cada departamento para analisar todas as métricas necessárias para atingir os objetivos.
Conclusão
Growth Marketing oferece a possibilidade de crescimento econômico e o valor funcional de um produto ou serviço dentro do mercado. Quando as empresas estão focadas em sua visão e atendimento ao cliente, os resultados complementam todo o processo.
Ofereça respostas imediatas ao cliente e preste um serviço de qualidade porque com essa premissa o sucesso da sua marca chegará ao ponto que deseja.
Quer montar uma estratégia de Growth Marketing para otimização dos seus resultados? Nós podemos te ajudar! Conte conosco para executar a estratégia mais efetiva, que trará o melhor retorno financeiro.