O que é SEO e qual a importância em negócios online?
É fundamental que você saiba que a internet é um objetivo prioritário para que sua empresa, negócio ou loja seja conhecida, ou seja, sem internet não há sucesso além do que você pode ter na sua loja física. Depois de entender o que é SEO e como ele pode ajudar o seu negócio e aplicá-lo, você notará a diferença para melhor, o que o ajudará a expandir seus negócios.
Você deve exigir da Internet o máximo de possibilidades para o seu negócio online, você deve tentar atrair a atenção daqueles clientes que, embora não estejam fisicamente em sua loja, estão online, então seu negócio tem que estar ali visível. Um bom template web, com um bom design e boa otimização, aliado a um trabalho bem feito nas redes sociais podem te ajudar, mas isso não é suficiente. Então, o que é SEO e como ele pode ajudar seu negócio a crescer na internet? Vamos ao que interessa.
O que é SEO?
SEO pode ser definido da seguinte forma: uma série de diretrizes que o Google nos disponibiliza para que possamos executá-las se quisermos que nosso site seja posicionado nos primeiros lugares no mecanismo de busca.
Isso significa que quando uma pessoa busca no Google uma palavra que tenha a ver com o seu negócio, o buscador leva para as diferentes possibilidades que existem (pois sua empresa ou loja não será a única). Ter um posicionamento online é o mais importante para aumentar as suas visitas, pois esta otimização SEO é necessariamente obrigatória.
A tarefa de uma Consultoria SEO de otimizar os nossos sites não é fácil, realmente existem centenas de diretrizes a seguir, que são atualizadas pelo Google, e embora o motor de busca não revele 100% de como funciona o seu robô ou motor de busca para posicionar o sites, temos uma série de diretrizes a seguir, sejam dadas pelo próprio Google ou por pessoas que trabalham como posicionadores ou SEO.
A maneira como seu SEO pode ser modificado ou trabalhado para o nosso site pode ser dividido em dois grupos, e estes são trabalhos internos e externos.
A otimização interna ou também chamada SEO on-page tem a ver com tudo o que podemos aplicar dentro do nosso site, como design, conteúdo, aparência e acima de tudo acessibilidade ao nosso site, cada trabalho a ser realizado requer uma série de diretrizes a seguir, se você os seguir você ajuda o mecanismo de busca do Google a encontrá-lo antes e, portanto, se posicionar melhor, o que o ajudará a expandir seu negócio, pois você obterá mais visitas, o que se converte em mais vendas.
A otimização externa de SEO ou também chamada de SEO off-page tem a ver com uma série de táticas que devemos aplicar para melhorar o “ser conhecido” no mundo online. Essas táticas são redes sociais, fóruns, links externos, etc.
Dados para entender a importância do SEO
Podemos dizer que o SEO é importante porque torna seu site mais funcional e prático, tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca. Vamos mostrar alguns dados que vão te ajudar a entender a importância de trabalhar bem o posicionamento nos buscadores:
- • 95% dos usuários que pesquisam uma informação ou recurso específico na internet, é claro, o fazem por meio de mecanismos de busca e, principalmente, do Google.
- • 85% dos usuários que usam o mecanismo de pesquisa do Google apenas clicam na primeira página de resultados.
- • 76% dos usuários que usam o Google nunca clicam em seções de anúncios pagos por clique ou mais comumente chamadas de adword.
Tendo em conta todos os aspetos mencionados acima, importa salientar que para uma correta indexação web é essencial trabalhar a fundo a parte de otimização on-page, pois antes de planear objetivos a longo prazo em termos de posicionamento de várias palavras-chave, o mais importante coisa é construir uma boa base de fundação, desde a página inicial, até a página de destino de um determinado serviço ou a url de contato, tudo é importante.
Como você pode expandir seus negócios através da otimização de SEO?
Ter o SEO otimizado em seu site é tão importante que sem ele você não aparecerá nas buscas, a não ser que você “pague” ao Google, o que não é necessário.
O motivo mais importante tem a ver com seus futuros clientes, o SEO ajuda a ter uma melhor experiência em seu site, o torna mais útil para os usuários, e o SEO ajuda os mecanismos de busca a encontrar você. Ele ajuda o Google a entender o que seu site oferece e, portanto, o posiciona de acordo com o conteúdo que você oferece é útil ou não para os usuários.
Seus clientes não o encontrarão sem SEO, o mecanismo de pesquisa não o encontrará, lembre-se de que existem milhares de pesquisas sobre qualquer palavra relevante para sua página da web e que os usuários encontram o que precisam através dos buscadores. Por isso é importante que você tenha seu site posicionado, que o buscador te encontre rapidamente e te posicione quando um cliente busca algo que tenha a ver com o seu negócio.
Quer gerar tráfego orgânico qualificado e receita para o seu site? Nós podemos te ajudar! Conte conosco para se posicionar melhor nas buscas orgânicas e ter o seu site nas primeiras páginas do Google.