Tráfego Pago x Orgânico: Quem traz mais resultados?

Algumas empresas e profissionais de marketing na Internet passam muito tempo trabalhando em seu site e seu conteúdo para que ele apareça na primeira página do Google, Bing ou qualquer outro mecanismo de pesquisa.

Em outras palavras, eles fazem muita otimização de mecanismos de busca (SEO) para atrair tráfego orgânico.

Por outro lado, algumas empresas ignoram esse esforço e decidem que seu dinheiro trabalhe para elas. Eles pagam por anúncios em plataformas de pesquisa como o Google (pago ao Google Ads). Chamamos isso de tráfego pago.

A maioria das empresas que podem pagar usa as duas abordagens: trabalhar em SEO e pagar pelo tráfego. A combinação das duas abordagens facilita o sucesso online.

Como uma empresa menor, no entanto, você pode não ter recursos suficientes para se concentrar em ambos, forçando-o a escolher entre os dois. Então, qual dos dois é mais eficaz?

Vamos dar uma olhada mais detalhada nos dois tipos de tráfego e ver como os dois se comparam em vários aspectos.

1. Mensurabilidade

Não é fácil medir o retorno do investimento em SEO, embora você possa fazê-lo se tiver amplo conhecimento do Google Analytics.

Por outro lado, as métricas de anúncios são automatizadas, fáceis de entender e você pode rastreá-las facilmente, o que significa que é mais fácil medir o ROI do tráfego pago do que o tráfego orgânico.

Ser capaz de medir o ROI é muito importante nos negócios. Quanto mais mensurável for um processo, mais fácil será prever e planejar para ele. SEO é bastante imprevisível e não linear, sujeito a altos e baixos.

2. Sustentabilidade

Aqui, o tráfego orgânico tem a vantagem. O SEO continua a fornecer resultados a longo prazo, embora estejam sujeitos a flutuações devido à concorrência de outros sites e atualizações esporádicas do algoritmo do Google.

Além disso, o tráfego orgânico não precisa de muito investimento de capital. Requer apenas tempo, esforço e habilidade, o que o torna um modelo mais sustentável a longo prazo.

Por outro lado, o tráfego pago é basicamente anúncios que só trazem resultados enquanto você estiver pagando.

Isso não é sustentável a longo prazo, considerando que seu negócio pode passar por momentos difíceis, forçando você a direcionar a maior parte de seu orçamento de publicidade para outro lugar.

Além disso, pagar pelo tráfego só fará sentido se esse tráfego se transformar em vendas. Se você não está convertendo o suficiente do seu tráfego pago em compradores, pode ser difícil justificar gastar todo esse dinheiro.

Pagar pelo tráfego é ótimo no curto prazo, mas no longo prazo, o tráfego orgânico vence.

3. Retorno do Investimento

Proprietários de empresas e profissionais de marketing tentam atrair tráfego para seus sites por dois motivos – dois geram leads e convertem esses leads em clientes pagantes.

Portanto, ao avaliar o ROI do tráfego pago e orgânico, devemos observar duas coisas: qual estratégia atrai mais leads e qual estratégia atrai leads mais qualificados (aqueles com maior probabilidade de conversão)?

Quando se trata de gerar mais leads, o tráfego pago ganha no curto prazo. Isso porque os resultados do tráfego pago são quase imediatos. Por outro lado, levará vários meses para que seu esforço de SEO comece a gerar tráfego orgânico.

No entanto, a longo prazo, o tráfego orgânico gerará mais leads, pois continua direcionando o tráfego no piloto automático por muito tempo depois de otimizar seu conteúdo para pesquisa.

Quando se trata de conversões, o tráfego orgânico ainda supera o tráfego pago.

As pessoas são cautelosas e confiam menos nos anúncios e, portanto, é mais provável que as pessoas confiem e comprem da sua empresa se a encontrarem organicamente, em comparação com quando a encontrarem por meio de um anúncio.

De acordo com o Search Engine Journal, os leads de SEO têm uma taxa de conversão de 14,6%, enquanto apenas 1,7% dos leads pagos convertem.

4. Custo-benefício

O custo-benefício das duas estratégias é relativo – depende de fatores como táticas, orçamentos, setor e até mesmo a época do ano.

No entanto, vale a pena notar que o tráfego orgânico baseado em SEO fornece um retorno sobre o investimento sustentável e de longo prazo por uma mera fração do custo que você pagaria em anúncios. SEO é a melhor opção para programas estratégicos de marketing empresarial.

Por outro lado, os anúncios pagos são fortemente dependentes da concorrência e da época (como as compras de Natal).

Quando um novo e grande concorrente entra em seu mercado, ou quando a alta temporada aumenta o calor (concorrência), os gastos com anúncios podem se tornar muito caros, pois você precisa gastar muito mais para obter o mesmo ROI de antes.

O tráfego pago e orgânico têm suas vantagens e desvantagens.

Se você procura resultados rápidos e tem orçamento para isso, o tráfego pago é sua melhor opção.

No entanto, se você não tem orçamento para tráfego pago ou deseja resultados mais sustentáveis, deve optar pelo tráfego orgânico. Além de gerar mais tráfego a longo prazo, o tráfego orgânico também atrai leads mais qualificados com maior probabilidade de conversão.

No entanto, é bom notar que a concorrência é acirrada na internet, e se você deseja alcançar os melhores resultados (e se o seu negócio puder pagar), você deve combinar as duas estratégias.

Como o tráfego orgânico é mais sustentável e tem um ROI maior no longo prazo, você deve tê-lo como base de sua estratégia de marketing digital, complementando seus esforços com tráfego pago.

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