O que é Growth Marketing: 5 Dicas para se ter sucesso
O Growth Marketing nada mais é do que um marketing onde as estratégias e ações das equipes visam sempre o crescimento exponencial sem alto atrito e perda de recursos da empresa.
A diferença entre growth marketing e marketing convencional é que ele não funciona apenas na aquisição (o topo do funil), essa “área” se aplica ao restante da jornada, principalmente após a venda.
Portanto, você precisa ficar de olho em muitas partes do funil e processos que vão além de apenas chamar a atenção das pessoas - como publicidade e marketing. A retenção de clientes também é muito importante nesta profissão.
Por isso, separamos algumas dicas para ter sucesso com o Growth Marketing.
Quem obtém sucesso no negócio, seja ele qual for, torna-se parte integrante de qualquer negócio, a menos, é claro, que avance muito em seu currículo ou portfólio (imagine provar que as vendas da empresa aumentaram 30% por sua causa).
Então, hoje vamos dar algumas dicas para mostrar como você precisa se destacar e começar a mostrar no que você é bom. Vamos às dicas.
1) Torne-se um experimentador
Uma coisa é certa: trabalhar em growth marketing requer que você seja um verdadeiro cientista, apenas no mundo de vendas e marketing digital. Você deve testar hipóteses e validar os dados coletados pela equipe.
Então você precisa aprender tudo sobre as ferramentas e processos diários pelos quais passamos para manter um negócio ou até mesmo um site funcionando.
2) Um analista é uma pessoa desenrolada
Empresas não tradicionais e não internacionais geralmente trabalham com equipes enxutas e "na curva". Portanto, se você não for proativo e não tomar a iniciativa, será automaticamente removido do restante de sua equipe.
3) Empreendedor + Gestor
Eu sei que esta fórmula parece confusa, mas deixe-nos explicar melhor.
Se você viu o segundo ponto, o terceiro ponto é o seu desenvolvimento. Trabalhar com processos ágeis e empresas de rápido crescimento exige muito de você.
Como você tem uma tendência natural a correr riscos, você pode se sentir mais confortável trabalhando em tais grupos.
"Ok, mas como eu começo isso?"
Na verdade, você pode praticar.
Se você nunca gerenciou uma equipe, pode pelo menos ler e pesquisar sobre o tema. Idealmente, você tenta ser um verdadeiro “dono do produto” para participar dos processos e ter o comportamento desse dono.
4) Conheça os processos e frameworks da "ciência do crescimento"
Nosso campo é tão complexo que existem muitos livros sobre ele. Para realmente aprender nosso framework e atalhos que trarão resultados para sua equipe, você precisa conhecer uma boa escola:
E claro que você precisa aprender e também praticar em algum lugar; seja o seu trabalho CLT ou o negócio que você vai iniciar.
5) Seja um especialista em viralização (ou pelo menos entenda um pouco sobre isso)
Uma das maiores qualidades do growth marketing é a capacidade de pensar fora da caixa de aquisição.
Muitas empresas criaram processos virais durante sua vida, onde muitos clientes e leads foram gerados com um investimento mínimo por parte das empresas.
As pessoas começaram a aparecer através de indicações, campanhas e todo tipo de processo orgânico. Se você investir muito dinheiro em uma campanha para se tornar viral, você está fazendo errado.
Algumas maneiras de criar algo viral que vai gerar muito tráfego para o seu site são:
- • Vídeos e coisas relativamente divertidas
- • Produtos e cupons que são fáceis e até tentadores de compartilhar
- • Participar de um evento ou notícia (isso acontece sem planejar a maioria do tempo)
- • Fazer as pessoas notarem e falarem sobre você - especialmente nas mídias sociais e online
Conclusão
Você ainda tem tempo para ser uma estrela do Growth Marketing. Só precisa ter um desejo genuíno de aprender e crescer com todo o conhecimento que compartilhamos aqui em nosso blog.
Sem pesquisa aplicada sobre tudo o que estamos falando hoje, será muito difícil para você ter sucesso neste campo.
Afinal, existem muitas pessoas por aí que estão sempre lendo e envolvidas em marketing, gestão e startups em geral. Você deve estar preparado, com informações e conhecimentos úteis para lidar com esse mercado.