Redes sociais: + de 80% dos e-commerces as usam para vender

Com as pessoas passando cada vez mais tempo nas redes sociais, varejistas apostam nessas plataformas.

Um estudo da IDC, realizado a pedido da Infobip, mostra que mais de 50% da receita do comércio eletrônico vem por meio dessas plataformas de redes sociais e 86% dos varejistas, consequentemente, utilizam dados gerados nessas redes sociais para criar novas estratégias de marketing.

Da mesma forma que o crescimento do e-commerce foi impulsionado pela pandemia, as redes sociais também viram o número de usuários crescer rapidamente desde 2020. Segundo o estudo, os logins em plataformas como Twitter, TikTok, Facebook e Instagram, aumentaram 40% durante o período de isolamento.

Mas o uso das redes sociais para o e-commerce não é apenas focado para aquisição e fidelização de clientes às lojas. Elas também são espaços para dar visibilidade ao negócio, apresentando diferentes formatos de conteúdo e interação.

Por isso, é importante pensar em uma estratégia de marketing digital para o e-commerce, que inclua redes sociais. No entanto, essa estratégia não pode ser feita de qualquer jeito e, portanto, é preciso saber o que fazer para que o negócio cresça de forma sustentável e seja notado.

Nesse texto, vamos mostrar por que as redes sociais são vitais para o seu e-commerce e como usá-las para alavancar as suas vendas. Acompanhe!

Por que usar redes sociais para o e-commerce?

As redes sociais para o e-commerce são essenciais porque, além de dar visibilidade ao negócio, permitem uma interação mais direta com o cliente. No entanto, antes de pensar em qualquer ação, o primeiro passo é identificar o público e o perfil que você precisa atingir com o seu e-commerce.

Com isso em mente, é possível pensar em diferentes ações para incrementar o seu negócio. Por exemplo, uma das opções é investir em um canal no YouTube, sobretudo se o seu público é mais jovem. Nesse caso, é ideal que você crie um canal com vídeos informativos que tratem dos produtos que você vende e que mostrem como eles são usados.

Outra opção é usar o TikTok, que é uma das redes sociais mais usadas pelos jovens. A plataforma é uma ótima maneira de mostrar os produtos do e-commerce de forma mais descontraída, através de vídeos curtos e dinâmicos.

Existem ainda muitas outras opções de redes sociais para o e-commerce, como o Facebook, o Instagram e o Twitter. No entanto, cada uma tem seus formatos e objetivos. Por isso, antes de escolher qual é a melhor para o seu negócio, é preciso analisar o seu público e o que ele mais costuma acessar.

Como usar redes sociais para o e-commerce?

Como já dissemos, é preciso analisar qual é o perfil do seu público. Depois de fazer isso, você deve pensar em uma estratégia para as redes sociais para o e-commerce, de forma a atingir essa audiência. A seguir, listamos algumas dicas para te ajudar nessa missão.

Escolha as plataformas certas

Existem muitas redes sociais e, portanto, é preciso analisar qual é a melhor para o seu negócio. Se o seu público é mais jovem, é interessante investir em plataformas como o Instagram, o YouTube e o TikTok. No entanto, se o seu público é mais maduro, é interessante usar o Facebook e o Twitter.

Não basta ter uma rede social, é preciso ter uma estratégia para cada uma delas. Por isso, é preciso pensar em conteúdos específicos para cada plataforma. No caso do YouTube, é interessante investir em criar conteúdo interessante

É preciso pensar em conteúdos específicos para cada plataforma. No entanto, independentemente da rede social que você escolher, é essencial que o conteúdo seja de qualidade. Nesse sentido, é preciso pensar em imagens e vídeos que sejam atrativos e capazes de despertar interesse. Além disso, pense em uma mensagem, que seja capaz de vender o produto, mas que também seja interessante e diferente, de forma a despertar a atenção do público.

Desse modo, é interessante pensar em um conteúdo que combine a venda do produto com o entretenimento, de forma que o público não perceba que está sendo vendido um produto.

Pense em conteúdo original

Além de pensar em um conteúdo de qualidade, esse conteúdo tem que ser original. Isso quer dizer que o conteúdo deve ser único e não copiado de outras fontes. Como é possível ver, é preciso pensar em um conteúdo que seja capaz de despertar interesse e, ao mesmo tempo, que seja original.

Crie conteúdo relevante

Além de ser um conteúdo de qualidade e original, esse conteúdo também deve ser relevante. Isso quer dizer que o conteúdo deve ser capaz de atingir o público correto para o seu negócio. Por isso, é importante pensar em um conteúdo que seja capaz de despertar interesse e que também seja relevante para o público que você precisa atingir.

Interaja com o público

Uma das principais vantagens de usar redes sociais para o e-commerce é que elas permitem uma interação mais direta com o público. É fundamental pensar em uma estratégia de marketing digital que inclua a interação com o público. Além disso, é interessante usar as redes sociais como um canal de comunicação para o seu e-commerce. Dessa forma, é possível enviar mensagens para o público e interagir com ele de maneira mais direta, de forma a criar uma relação de proximidade e fidelidade.

Monitore o desempenho das redes sociais

Por fim, é importante monitorar o desempenho das redes sociais. Isso quer dizer que é preciso acompanhar o número de seguidores e o engajamento do público. Com isso, é possível analisar se a estratégia está dando certo e, caso contrário, corrigir as ações que não estão dando certo.

Como vimos, as redes sociais para o e-commerce são essenciais porque permitem uma interação mais direta com o público. Além disso, elas são um canal de comunicação para o negócio. Por isso, se deve pensar em uma estratégia de marketing digital para o e-commerce, que inclua a interação com o público. Com isso, é possível alavancar as vendas do e-commerce de forma sustentável.